Ed. 02 - Aconteceu

Esterlita Moreira
Noite da Pizza e
o Lar de Idosos Vivência Feliz

“Envelhecer é um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal,
não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie,
de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente”.
(Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS)


Clique aqui e veja as fotos da Noite da Pizza
Em abril desse ano, realizamos a Festa da Pizza no IEE em prol do Lar de Idosos Vivência Feliz.
A festa foi um sucesso: 134 pessoas participaram doando o seu trabalho e a sua alegria.
O resultado foi acima do esperado, tanto em animação quanto na arrecadação (R$ 3.200,00).
Com os recursos angariados realizamos a compra de 1 freezer (500 litros), 3 garrafas térmicas e 1 refresqueira para sucos.
Estiveram presentes trabalhadores da casa, frequentadores das palestras, alunos dos cursos, todos acompanhados de suas famílias. Várias empresas também colaboraram com a doação de brindes.
Para quem ainda não conhece o Lar de Idosos Vivência Feliz, vamos a um breve histórico.
Trata-se de uma instituição, sem fins lucrativos, que presta assistência, proteção e amparo a 31 idosos carentes de ambos os sexos, preferencialmente pessoas que estão em situação de rua.
Fundado em janeiro de 1995, foi fruto de um projeto da Liga Paulista Contra a Tuberculose, proprietária do prédio. Segundo Fátima Malinoski, assistente da diretoria, “hoje o lar se mantém graças a contribuições da população, empresas e outras entidades beneficentes, além de promoção de eventos, tais como almoços, bazares e bingos”.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho realizado pela instituição, a Prefeitura de São Paulo, em atendimento a política nacional do idoso, oferece apenas uma casa para abrigar idosos em situação de rua e ainda com caráter provisório (18 meses).
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios, trazendo um aumento das demandas sociais e econômicas em todo o mundo.
No Lar Vivência Feliz, os idosos recebem acolhimento pelo prazo que necessitarem. A casa possui uma estrutura física adequada para receber os idosos de ambos os sexos: dormitórios femininos e masculinos, banheiros preparados, sala de convivência com TV, sala de almoço, cozinha industrial, e uma área externa para eventos. Lá são oferecidos cuidados de enfermagem e refeições balanceadas por nutricionista. Contam com um quadro de 17 funcionários para as áreas de administração, enfermagem, cozinha, lavandeira, limpeza e motorista.
Como ser voluntário do Lar?
“Todo voluntário é muito bem-vindo ao lar. Existem diversas áreas em que o voluntário pode participar. É necessário que o voluntário conheça o lar pessoalmente, e se identifique com o nosso trabalho.
Também temos parceria com o Centro de Voluntário de São Paulo que dá o curso gratuitamente aos candidatos ao trabalho”, explica Fátima Malinoski.
Em que trabalhos o voluntário pode se engajar?
Corte de cabelo, manicure, contador de estórias, auxiliar o idoso a alimentar-se, realizar passeios a museus e parques.
O lar recebe permanentemente doações de roupas, móveis, remédios e produtos de higiene “Envelhecer é um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente”. (Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS)
Lar de Idosos Vivência Feliz:
Av. Jabaquara, 2180
T.: (11) 2275-0484
Site: www.vivenciafeliz.com.br;
e-mail: vivenciafeliz@terra.com.br
Nosso agradecimento aos patrocinadores do evento:

Accor, Benity Óptica, Bobstore, Blue Gardenia, Docemotivo, Doceria Fina Fatia, Gabinete de curiosidades, Jacques Janine, Papelaria Papel Dobrado, Traffic Sports.




Irene Gaviolle
A Área Doutrinária e a Filantropia realizaram no dia 23 de maio, nas dependências do Instituto Espírita de Educação, o Seminário “Diálogo com os Espíritos”, apresentado por Therezinha de Oliveira.
A abertura do evento foi feita pelo coral Allegro do grupo Espírita Batuíra com 25 participantes executando várias músicas contemporâneas.
O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre alunos do IEE, palestrantes, dirigentes de trabalhos espirituais, como também freqüentadores de outras casas espíritas.
O seminário teve por objetivo apresentar:
• a dinâmica nas sessões espíritas de desobsessão;
• como deve ser feito o diálogo com os Espíritos;
• as atribuições de um bom dialogador (doutrinador);
• a vivência prática aliada ao conhecimento teórico da expositora que há muitos anos trabalha com desobsessão.
A docilidade, a competência e o amor fraterno de Therezinha de Oliveira coloriram este evento, no qual houve perfeita integração entre todos os participantes.
Foi feita uma pesquisa de avaliação do evento entre os presentes, cujo resultado foi muito positivo.
Das 81 pessoas que responderam ao questionário, 93% classificaram o seminário como ótimo ou bom;
58% já haviam participado de outros seminários; 46% dos presentes declararam ser espíritas há mais de 15 anos, 13% há 10 anos; 15% há 5 anos e 26% há 1 ano; e foi unânime a solicitação para que outros seminários possam ser realizados no IEE.
Outro ponto marcante do evento foi a possibilidade de se formular perguntas à expositora, cujas respostas satisfizeram as dúvidas específicas sobre mediunidade e dificuldades existentes no diálogo com os espíritos que se manifestam nos trabalhos de desobsessão.

Parabéns às equipes que contribuíram para o sucesso deste evento.

Clique e veja as fotos deste seminário


Nenhum comentário:

Postar um comentário