Ed. 02 – Principal - 60 anos de história.


Primeira sede da escola que recebeu
o nome de Externato Hilário Ribeiro,
inaugurada em 11 de Abril de 1955

Sede do Instituto Espírita de Educação
na Rua Leopoldo Couto Magalhães,
no Itaim Bibi, em 1986.

Queridos companheiros de doutrina,

Ao definirmos a pauta para a edição número 2 desse jornal, pensamos inicialmente em fazer uma matéria onde colaboradores antigos pudessem nos trazer um pouco do histórico dos 60 anos de atividades da nossa casa.
Qual não foi a surpresa ao constatarmos que o espaço no jornal destinado a matéria seria insuficiente para conter tantos tesouros ocultos, tais como documentações importantes (carta de Chico Xavier estimulando o IEE; pérolas literárias como a carta de Nilza Antunes Lemos – “Os caminhos de um ideal”) e declarações dos nossos queridos amigos que tão ativamente lutam pela continuidade dos trabalhos na casa... Pensando nisso, decidimos fazer uma série de reportagens especiais onde mostraremos fotos e fatos relevantes desse período.
Ao pesquisar sobre o projeto IEE, percebi como é impressionante o quanto desconhecemos a história de locais que muitas vezes frequentamos até assiduamente. E questiono: será por falta de envolvimento ou de interesse de nossa parte? Surpreendi-me ao perceber que apesar de estar constantemente e há tanto tempo na casa (uns 32 anos) – nem calculem minha idade, por favor –, não sei nada a respeito dos companheiros de jornada.
E assim como eu, muitos assistidos e até mesmo os colaboradores da casa, não se conhecem e não sabem das muitas histórias que cercam o lugar.
Por isso, vamos conhecer alguns fatos e depoimentos muito interessantes dos colaboradores mais antigos.
A todos os que se dedicaram, ou que se dedicam com amor a esta casa,nossos sinceros agradecimentos.
Lucia Maria Silva de Andrade

Capítulo I – Como tudo começou


O conselheiro efetivo Aldo Colasurdo sempre participou da história do IEE, desde sua fundação. A nosso pedido, ele fez um breve relato sobre o histórico da nossa casa.
“A história do IEE teve início em janeiro de 1940, durante o congresso realizado na então Liga Espírita de São Paulo. Entre as conclusões que foram objeto de debates, houve acordo geral em um ponto: a criação de uma sociedade civil denominada Instituto Espírita de Educação. Esta deveria organizar e instalar escolas espíritas em nosso estado. Após varias reuniões e esforços de companheiros como Fausto Lex, Carlos Jordão da Silva, Luiz Monteiro de Barros, Emilio Manso Vieira, entre outros; sob a presidência de Pedro de Camargo (Vinícius), finalmente em 11 de abril de 1955, foi concretizado o velho sonho: a inauguração da primeira sede da escola que recebeu o nome de Externato Hilário Ribeiro.
Esta se situava em um espaçoso sobrado na rua Guarará, l58, no Jardim Paulista.
O recado de Chico Ao saber da criação de uma escola nos moldes espíritas, o saudoso Francisco Cândido Xavier, enviou uma carta ao então diretor da escola, Prof. Emílio Manso Vieira.
“Meu caro Professor Emílio, não poderá, por exemplo, o externato oficializar uma aula de Doutrina Espírita, fácil, leve e acessível às crianças, com base no Evangelho, em cada sábado da semana? Esta forma seria ideal desde que
oficializada pela Diretoria do Instituto não acha? Abraços do Chico”, questionou o ilustre médium em
um trecho da correspondência, enviada em 1956 de sua cidade natal, Pedro Leopoldo, MG.

Clique aqui e veja na íntegra a carta de Chico Xavier

Como sabemos, uma série de fatores acabaram por inviabilizar as escolas particulares, dando triste fim a tradicionais e destacadas instituições de ensino. O Externato Hilário Ribeiro, suspendendo suas atividades escolares, passou a dedicar-se exclusivamente a colaborar em favor da doutrina, herdada do Centro Espírita do Itaim. Apesar de o projeto inicial ter sido modificado por causa de graves problemas financeiros, isso não nos impede de retomar esses planos no futuro, com mais maturidade e compromisso espiritual.
Atualmente, o instituto conta com outros tipos de atividades, sempre voltados à comunidade. Em nossos dias, nas salas de aulas do Instituto Espírita de Educação, companheiros dedicados procuram
transmitir seus conhecimentos a todos aqueles que buscam as luzes do Espírito da Verdade para iluminar suas estradas da vida.
Nas próximas edições conheceremos mais alguns personagens e eventos importantes da nossa história, portanto não deixem de conferir o próximo número. Grande abraço e fiquem com Deus Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do IEE www.institutoespirita.org.br Lá você pode conferir atas das reuniões com nomes de companheiros de grande expressividade no meio espírita e a íntegra da carta de Chico Xavier.

Veja imagem da ata de fundação do IEE, fornecida por Aldo Colassurdo

Nessa empreitada, devemos agradecimentos ao saudoso Ignácio Giovine, que era presidente do Centro Espírita do Itaim, situado em terreno da propriedade desta entidade e que foi cedido à escola. Este imóvel foi vendido e os recursos obtidos empregados na construção da nova escola, cuja pedra fundamental foi lançada pelo líder espírita e deputado federal Freitas Nobre.
Após enormes esforços, finalmente no dia l5 de março de l983, o novo edifício da escola era inaugurado”


Nenhum comentário:

Postar um comentário