Ed. 03 - As Eleições no IEE

No ano em que completa 60 anos de idade, o Instituto Espírita de Educação realiza eleições gerais para escolha dos membros do Conselho Deliberativo (18 titulares e 18 suplentes) e da Diretoria Executiva (Presidente, Vice-Presidente, Diretor e Vice-Diretor Financeiros, Diretor e Vice-Diretor Secretários, Diretores de Doutrina, Filantropia e Educação e Diretor de Patrimônio). Podem se inscrever todos os associados efetivos do IEE. Os mandatos, atualmente de três anos, deverão ser reduzidos para dois caso seja aprovado o novo estatuto, em processo final de revisão.
A tradição democrática do IEE de realizar eleições livres não é comum nas casas espíritas, que muitas vezes mantêm a mesma diretoria por décadas, sob o argumento que eleições – principalmente aquelas em que há disputa – trazem conturbação. É verdade. Mas também trazem benefícios: permitem avaliação de diferentes formas de conduzir a casa e estimulam a criação de novas lideranças. Do debate, saem ideias melhores.
Nosso Conselho Deliberativo, frequentemente consultado pela Diretoria Executiva, participa ativamente das grandes decisões do IEE e às vezes discute acaloradamente. Mas os resultados deste debate, sempre feito de forma respeitosa, são decisões de melhor qualidade, se comparadas àquelas tomadas de forma isolada, mesmo que pelas melhores e mais bem intencionadas cabeças.
Acreditamos que os benefícios superam em muito os inconvenientes.
Para que o sistema funcione, no entanto, precisamos que você, associado efetivo, participe dele, votando ou até mesmo sendo candidato nas próximas eleições. Se quiser saber mais sobre o Conselho Deliberativo ou a Diretoria Executiva, suas funções e obrigações, escreva para asg@mandic.com.br que terei prazer em explicar.

André Steagall Gertsenchtein
Presidente do IEE


Nenhum comentário:

Postar um comentário