Ed. 04 – Ensinamentos – A vida e o cristianismo

por Aldo Colassurdo
Os ensinamentos evangélicos nos recordam que “a felicidade não é deste mundo”, já que o nosso orbe é um planeta de expiação e provas. Tais afirmativas tendem a convencer a maioria que nossa encarnação se limita a uma existência de muita tristeza e pouca felicidade.
No entanto, o Evangelho Segundo o Espiritismo nos traz esclarecedores e animadores ensinamentos. Assim é que, por meio do Plano Espiritual, nos chegam mensagens robustecendo nossa fé e a disposição para enfrentarmos o dia-a-dia.
Como sabemos, muitos seres, em provas, se submetem a reencarnações difíceis, procurando analisar suas capacidades. Nestes, nota-se humildade e resignação ao serem atingidos pelos maus momentos da vida. A maioria, no entanto, em expiação, são os que mais reclamam e se revoltam ao enfrentar os momentos cruciais da vida.
Porém, as obras literárias espíritas, como as do saudoso Francisco Cândido Xavier, nos recorda que o bem vence o mal. A prática do bem altera e diminui as consequências dos que estão sujeitos a expiação.
Podemos tomar como exemplo, a própria justiça humana: quando alguém é julgado culpado por transgredir as leis da sociedade é condenado a vários anos de reclusão em presídio. No entanto, comprovado seu arrependimento, e com o bom comportamento, através do tempo, poderá ter sua pena reduzida e em liberdade voltará novamente a vida social.
A justiça divina, perfeita em todos os sentidos, ao analisar erros do passado, nos conduz a uma vida de expiações. Entretanto, praticando as leis do amor, como nos recomendou o mestre Jesus, os sofrimentos originários dos erros cometidos no passado irão diminuindo. E se, ao termino de cada dia, as coisas não tiverem ocorrido como gostaríamos, e se as lágrimas do desânimo ameaçarem saltar dos nossos olhos cansados, escorrendo pelo rosto, devemos enxugá-las no manto da esperança, e continuar a semear o bem, pois dias melhores virão!

Índice Edição 04
Home Blog Jornal do IEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário