Ed. 05 - Editorial

mauricio

Maurício Romão
presidente do IEE

 

O primeiro ano do resto de nossas vidas


Em 1985, o cinema mundial assistia o lançamento de um filme que mostra um grupo de sete jovens universitários recém-formados, que deseja se manter unido após a formatura, mas tem de enfrentar o mundo, com suas alegrias e tristezas, com riscos e oportunidades, O primeiro ano do resto de nossas vidas.
Em 1949, no 1º congresso educacional espírita, nascia o Instituto Espírita de Educação, cujo objetivo era ser o inicio das escolas tradicionais baseadas na doutrina espírita. Era, então, nosso primeiro ano de existência, de lutas e dedicação de tantos colaboradores e beneméritos que por aqui passaram.
De lá para cá foram 60 anos de história, de trabalho, de doação e principalmente de formação moral de tantos e tantos frequentadores que passaram por nossa casa.
O nosso IEE sempre teve a vocação de formar pessoas, seja discutindo os conceitos básicos da doutrina espírita de forma democrática e principalmente raciocinada, nos cursos de formação doutrinária, palestras e seminários, ou através dos nossos cursos de formação complementar de informática, inglês, artesanato, gestantes ou de alfabetização adulta.
2010 deve ser mais um marco na nossa história, o primeiro ano da nova década, centenário do nascimento de Chico Xavier; ano que devemos mudar para uma nova sede, mais ajustada as nossas necessidades e planejada para acomodar nossos cursos, palestra e eventos; o primeiro ano do resto da vida dos novos frequentadores que chegam a nossa casa, pois hoje, cerca de 40%* do nosso público frequenta o IEE a menos de 1 ano, o que aumenta a nossa responsabilidade de bem acolher e formar esses futuros colaboradores.
A boa formação deve não só solidificar o conhecimento espírita, mas também ajudar no encaminhamento dos frequentadores nos trabalhos da casa, formando uma só equipe em busca do amor e da caridade. Os alunos formados em 2009 já foram todos “contratados” para um dos nossos trabalhos, aumentando o nosso quadro de voluntários, e permitindo que possamos cada vez mais ampliar a corrente do bem.
Em 2010, pretendemos nos aproximar mais da educação como um todo, atingindo não só o público adulto, mas também buscar oportunidades da educação juvenil e infantil, por meio de parcerias com outras instituições, e abrindo espaço para “contratar” mais trabalhadores.
Desejamos que 2010 possa ser o primeiro ano do resto de nossas vidas para toda a nossa comunidade, um ano que marque a vida de cada um, com conquistas pessoais e familiares. Ano em que cada um de nós possa reconhecer seus valores e competências, e que possa aplicá-los no caminho do bem (alegrias), que possa identificar seus pontos a melhorar (tristezas), e com o conhecimento trabalhar nas correções de rotas, ajustando em cada simples atitude o caminho a ser percorrido. Porque 2010, assim como todos os próximos anos, deve ser um ano de renovação, de mudança para melhor (riscos e oportunidades), pois sempre é tempo de recomeçar.
Feliz 2010 a todos

Índice Edição 05
Home Blog Jornal do IEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário