Ed.18–Assunto em Família

Esterlita Moreira

[...] Há no homem outra coisa além das necessidades físicas; há a necessidade do progresso.

Os liames sociais são necessários ao progresso e os laços de família resumem os liames sociais: eis por que eles constituem uma lei natural.

Deus quis que os homens, assim, aprendessem a amar-se como irmãos."
(O Livro dos Espíritos – q. 774)

Inaugurando esta coluna, vamos abordar aqui assuntos relacionados ao tema família, à luz da doutrina espírita. Nesta edição, vamos falar da visão de família do Mestre Jesus – simples e complexa, ao mesmo tempo. E nas próximas edições, daremos sequência a assuntos específicos ao tema.

Família – uma instituição divina

Na perspectiva espiritual, a família transcende as funções de manutenção da espécie e socialização do indivíduo, para assumir um relevante papel – introduzir o espírito reencarnante nos processos de aprendizado para educar o seu espírito. No grupo familiar, orientador e orientando tem a oportunidade de regenerarem seus valores morais, experimentando e desenvolvendo a afetividade e o amor fraterno para atingirem a dimensão de família universal.

Os laços que, de verdade nos ligam uns aos outros, não são os da carne ou do sangue, mas sim os do espírito. Os laços carnais são necessidades terrenas e não tem a capacidade de irmanar a todos. Somente os laços espirituais fazem da coletividade uma unidade.

Família de Jesus

Nas palavras do Mestre Jesus, “qualquer que fizer a vontade de meu pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”. Só o amor, perfeitamente compreendido gera vínculos indissolúveis. A medida que vamos aprendendo a amar como Jesus, o grupo familiar passa a ser como um remanso de paz, onde refrigeramos nossa alma e revigoramos nossa força.

Família – se funda no equilíbrio de aspirações comuns

Só os fatores de ordem moral podem estabelecer a coesão indispensável que dá ao grupo familiar solidez, vitalidade e permanência. Haverá família, onde os ideais puros e nobres são conjugados por seus membros, sem interesses rasteiros. Aspirando ao progresso moral, com toda a nossa vontade, poderemos trilhar o caminho da verdade. O erro nos dispersa, mas a verdade unifica. Haverá tempo em que vamos organizar a família tal qual o modelo do Mestre, pois teremos compreendido a Lei de Deus.

Aprofunde-se no tema:

O Livro dos Espíritos – Livro III – As Leis Morais: Capítulo VII, Lei da Sociedade

Evangelho de Lucas – 8: 19-21

Nas Pegadas do Mestre – Vinicius

índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário