Ed. 19–Entrevista

por Esterlita Moreira

A Associação Médico Espírita de SP e o I.E.E. selaram parceria para a realização de eventos na sede Ary Lex.

Saiba mais sobre este assunto, lendo a entrevista com Alejandro Vera.

 

1. O que é a AME? Quais são os seus objetivos?

A Associação Médico-Espírita (AME) é uma Associação a qual tem como finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e da Ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la através da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.

2. Em quantos estados do Brasil a AME está presente?

As Associações Médico-Espíritas estão presentes em todos os estados brasileiros, excluindo Acre e Roraima. Em alguns estados, existem mais de uma AME, totalizando 49 Associações. Elas se encontram vinculadas a AME Brasil presidida pela Dra. Marlene Nobre, umas das fundadoras da AME São Paulo.

3. Quando foi fundada? Por quem?

A AME São Paulo foi fundada em 30 de março de 1968 sob as bênçãos dos espíritos Dr. Bezerra de Menezes, Batuíra e inúmeros outros médicos da Espiritualidade. A primeira diretoria foi constituída pelo  Dr. Antônio Ferreira Filho (presidente); Dr. Wilson Ferreira de Mello (vice-presidente); Dra. Marlene Rossi Severino Nobre (1° Secretária); Dr. Oswaldo de Jesus Lima (2º Secretário), Dr. Giuseppe Minardi (1º Tesoureiro); Dr. Alfredo de Castro (2º Tesoureiro); Maria Júlia Prieto Peres (Bibliotecária).

4. Quem pode se associar?

Toda e qualquer pessoa pode se associar à AME São Paulo. Não há restrições, podendo ser desde acadêmico da área da graduação, profissionais da saúde ou não.

5. Qual o calendário de atividades de 2012?

Para este ano, estamos planejando a realização de dois Simpósios os quais serão realizados no IEE e a Jornada com data prevista para o final de novembro. Este último é o evento maior da AME São Paulo e ocorre a cada dois anos. Os Simpósios ocorrerão no segundo semestre e abordarão temas sobre Saúde Mental e Envelhecimento. Ao longo do ano também realizamos palestras abertas ao público em Casas Espíritas. O calendário das mesmas pode ser visualizado em nosso site (www.amesaopaulo.org.br).

6. Qual a importância desta parceria AME/IEE ?

A importância é fundamental, dada a estreita ligação que existe entre Educação e Saúde. É com alegria perceber que o IEE leva o nome do Dr. Ary Lex o qual participou ativamente do movimento médico-espírita desde a sua fundação, sendo também o presidente da AME-São Paulo em alguns anos. A presença dessa figura importante do Espiritismo confirma a necessidade de se pensar na Educação como caminho primeiro para se alcançar a Saúde Integral.

índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário