ed. 24 - psicologia e espiritismo

Sueli Ines Arruda Issa


Conviver em harmonia com a natureza:
um desafio para a humanidade

Atualmente muito se fala sobre ecologia. Sobre a reutilização de materiais. Sobre desmatamento. Sobre o lixo. Sobre... Sobre... Sobre... E algumas medidas foram divulgadas, alertadas e adotadas por algumas pessoas.
Mas saibamos o porquê da importância delas.
Em a Gênese, uma das obras básicas do espiritismo, a relação de interdependência divulgada pelos ecologistas aparece descrita da seguinte maneira por Allan Kardec: “Assim, tudo no Universo se liga, tudo se encadeia, tudo se acha submetido à grande harmoniosa lei de unidade.” Em outro trecho: “De sorte que as nebulosas reagem as nebulosas, os sistemas reagem sobre os sistemas, como os planetas reagem sobre os planetas, como os elementos de cada planeta reagem uns sobre os outros, e assim sucessivamente, até ao átomo.”
Vocês sabiam que temos em nossa constituição física elementos encontrados nas estrelas? E que temos em nossas veias elementos encontrados nas profundezas da Terra, como o selênio, ferro, magnésio, etc, tão importantes no equilíbrio de nossa saúde?
Não estamos separados de nada, fazemos parte da grande cadeia de evolução.
“O mineral possui tanto a vida quanto o vegetal e o animal. O princípio unificador, a essência que preside as formas e o metabolismo da flora e fauna, existe também no reino mineral, presidindo as forças de atração e repulsão em que átomos e moléculas se unificam e equilibram. Do simples fenômeno químico até as manifestações humanas dos nossos dias, existe o princípio espiritual regendo e orientando; claro que sob formas variáveis, ampliando-se à medida que a escala evolutiva avança” (Energias Espirituais nos Campos da Biologia - Jorge Andréa dos Santos).
No capítulo X de A Gênese, Allan Kardec diz que “são os mesmos elementos constitutivos dos seres orgânicos e inorgânicos, que os sabemos a formar incessantemente, em dadas circunstâncias, as pedras, as plantas e os frutos.” Bem, aqui estamos ligados a tudo que faz parte deste Universo. Portanto, tudo diz respeito a nós, a cada um de nós.
Quando falamos de lixo, desmatamento, desperdício, contaminação, agressão, etc, não estamos falando só de coisas externas, estamos falando de nosso interior também, de nossos valores, de nossas atitudes, de nossas próprias posturas e escolhas.
Quanto lixo mental, emocional estão acumulados em nossa mente? Quanto desmatamento, devastação fizemos ou ainda estamos fazendo em relação ao nosso potencial? Quanto desperdiçamos de nosso tempo, pensamentos, aptidões? Quanto somos contaminados por sentimentos de vibrações inferiores que nos desequilibram e nos adoecem?
Isto em relação a nós mesmos; e quando envolvemos as pessoas com tais atitudes?
Pois é, entramos aqui no tema ecologia mental. Existe isso? Existe. Por que não?
Podemos acrescentar aqui a palavra psicosfera (também chamada de Fotosfera Psíquica) de autoria atribuída ao espírito André Luiz e que quer dizer: campo resultante de emanações de natureza eletromagnética, a envolver todo o ser humano encarnado e desencarnado. Reflete não só sua realidade evolutiva, seu padrão psíquico, como sua situação emocional e o estado físico do momento.
Voltamos então à questão de que estamos constantemente nos comunicando consciente ou inconscientemente com tudo à nossa volta, e volta, não quero dizer, dois metros de diâmetro, mas sim a amplidão de espaço que existe.
Se pensarmos que existe a psicosfera pessoal, deduziremos que também existe a psicosfera que envolve os grupos (amigos, família), a cidade, o estado, o país, o planeta.
Pois é, nós damos o tom colorido a tudo o que nos rodeia, contribuímos para isso.
Joana de Angelis nos diz: “Ecólogos do mundo inteiro, preocupam-se na atualidade com a poluição devastadora, que resulta em detritos superlativos que são atirados nos oceanos, lagos e ‘terras inúteis’ circunjacentes às grandes metrópoles, como tributo pago pelo conforto e pelas conquistas tectonológicas.
... referimo-nos à poluição mental que interfere na ecologia psicosférica da vida inteligente, intoxicando de dentro para fora e desarticulando de fora para dentro. Estando a Terra vitimada pelo entrechoque de vibrações, ondas e mentes em desalinho, como decorrência do desamor, das ambições desenfreadas, de ódios sistemáticos, a poluição mental campeia, favorecendo o desbordar daquela de natureza moral, fator primacial para o aparecimento das outras que são visíveis e assustadoras.”
Tudo se inicia em nosso interior. Aproveitemos para fazer uma reflexão: como anda nossa psicosfera? Que tipo de vibração alimentamos em nosso interior, em nosso dia a dia?
É hora de transformamos nosso lixo mental (egoísmo, raiva, rancor, mágoa, ódio, inveja, competição, orgulho, vaidade).
Optemos por vibrações mais elevadas (amor, fraternidade, perdão, fé, esperança, caridade, solidariedade, respeito aos nossos limites, alegria, vontade, bom ânimo, humildade).
A evolução humana é uma evolução de consciência.
O meio ambiente começa no meio da gente. (Tetê Catalão) 


Índice




Nenhum comentário:

Postar um comentário